Pular para o conteúdo principal

Tecnologias em prol da segurança do trabalho em canteiros de obras


A segurança de profissionais em ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, mas infelizmente por motivos não muito positivos. Segundo os últimos dados divulgados pela Previdência Social e Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior índice de acidentes laborais – cerca de 700 mil por ano – ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. 
Muitas áreas contribuem para essa posição, porém, a Construção Civil merece atenção, já que pesquisas do Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmam que este é o quinto setor com maior incidência de acidentes no país. Geralmente, grande parte dos profissionais que atuam nessa área trabalham em elevadas alturas e operam grandes máquinas, o que faz com que as empresas tenham grande preocupação e invistam constantemente em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), a fim de proteger os trabalhadores de possíveis riscos.
No entanto, existem tecnologias que também podem ser somadas às demais prevenções a fim de auxiliar o registro das informações das pessoas que circulam dentro de uma obra. Um exemplo dessas iniciativas são as soluções de controle de acesso que, além de permitirem o registro de todos aqueles que entram e saem do local, também disponibilizam em tempo real a situação da ficha cadastral de um colaborador. Com essa funcionalidade, a solução pode detectar um funcionário que não esteja com os treinamentos necessários em dia, EPIs válidos/faltantes ou até mesmo irregularidades quanto a exames obrigatórios. A ferramenta possibilita que o responsável seja acionado automaticamente e a situação verificada o quanto antes.
Nos dias de hoje, agilidade tem sido uma característica primordial para o bom funcionamento de qualquer operação. Em questões de controle de segurança, não é diferente. Por isso, o fato dessas tecnologias poderem ser integradas a dispositivos móveis como smartphones, facilita não apenas a organização, como também garante a agilidade de, mesmo à distância, permitir ao escritório responsável por uma obra ter acesso sobre tudo o que está acontecendo em tempo real, incluindo a entrada de colaboradores e fornecedores.
Ao mesmo tempo que existe uma melhor organização, também há a certeza de que a empresa está tomando as devidas providências quanto a segurança de todas as pessoas que circulam no local, visto que há na legislação brasileira a afirmação de que as construtoras são responsáveis por todos os profissionais que atuam em um canteiro de obra.
Assim, a tecnologia é mais uma maneira de auxílio na segurança para a construção civil. Além do mais, não apenas uma forma de cuidar de seus colaboradores, é também uma maneira de motivar e consequentemente aumentar a produtividade em uma obra. Mas é claro, não basta apenas a utilização das soluções de controle de acesso, é preciso um trabalho colaborativo e integrado entre todas as pessoas envolvidas para que a obra seja realmente segura.
Adriana Bombassaro Alexandre é diretora de Produtos da Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e Negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipamento de Proteção Individual - EPI

EPI´S NÃO EVITAM ACIDENTES ! Quem evita acidentes é você O EPI pode evitar uma lesão ( um ferimento ), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado adequadamente. O não uso do EPI recomendado pela empresa, além de se constituir falta grave ( passível até  de demissão por justa causa ) poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no interior da FÁBRICA, estão presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade física e nossa saúde, obrigamo-nos a usar EPI's o tempo todo, entre os quais destacamos: • Óculos de segurança com lentes de policarbonato com proteções superiores e laterais; • Botina de segurança de couro com solado anti-derrapante em poliuretano; • Capacete de segurança tipo aba frontal com tira absorvente de suor; • Protetor auricular tipo plug de inserção; • Uniforme(de acordo com a nova NR-18 deverá ser tratado como EPI. Os EPI's acima são considerados básicos, de

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é

RO – Justiça do Trabalho terá vara itinerante em obras de usina

Data: 18/03/2011 / Fonte: Agência Brasil Porto Velho/RO - O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará ainda nesta sexta, dia 18 de março, com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista que tenham surgido no local. Desde o dia 15 de março, tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente dia 17 e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho. O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi uma sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada, nesta manhã, pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus, equipado com computadores, servidores e magistrados, deverá chegar ao local nas próximas ho