Pular para o conteúdo principal

Lavrador é esmagado pelo trem da Alcoa 2011-03-01 13:18

Na noite de ontem, segunda-feira dia 28 de fevereiro, por volta das as 21h o lavrador Vanderlei de Sousa Pereira, conhecido como “Guariba”, 65 anos, foi esmagado pelo trem da mineradora Alcoa, que faz o transporte de bauxita da mina de Juruti.
O acidente ocorreu quando Vanderlei Pereira, morador da comunidade de Ouro Preto estava andando entre os trilhos do trem a 4 km da cidade de Juruti. O trem que possui aproximadamente 40 vagões passou por cima da vítima, arrastando o corpo por cerca de 10 metros, mutilando a perna esquerda, esmagando parte da perna direita e a parte de traz da cabeça, além de fraturas expostas em todo o corpo.
No local do acidente, na comunidade de Piranha, 4 km da cidade, entre uma passarela e a estrada do Piranha, ainda existiam vestígios do acidente, como fragmentos dos ossos, parte do cérebro, manchas de sangue nos trilhos e pele, que demonstravam o tamanho da tragédia ocorrida. Os fragmentos de Vanderlei espalhados no local do acidente já começavam a chamar a atenção dos urubus.
O trem só conseguiu parar cerca de mil metros depois do acidente, o maquinista avisou a empresa que por sua vez acionou o corpo de bombeiros que fizeram o resgate do corpo. O cadáver foi deixado no necrotério da cidade e ficou enrolado em uma espécie de tecido metálico, onde vários funcionários da mineradora se fizeram presentes, além deles, a família de Vanderlei que fizeram o reconhecimento do corpo e a vereadora Dorli que também estava no local e conversava constantemente com Joana Galvão, funcionaria da ALCOA.
Segundo a família da vítima, quando Vanderlei saiu de casa por volta das 16h, para ir até a comunidade de Ouro Preto, estava embriagado, “a hora que ele saiu daqui era quatro horas da tarde, nós chamamos ele, tivemos uma conversa seria com ele, que ele não fosse que estava bêbado, mas ele disse que iria”, afirmou Rubenita Santarém Pereira, 57 anos, irmã da vítima.

De acordo com a família eles vão receber um beneficio da mineradora “Eles estão dando toda assistência e eles falaram também que vão dar um benefício”, falou Rubenita Santarém.
 “As informações que nós temos não é nada esclarecedora, porque a policia ainda vai fazer o inquérito policial, ainda vai chamar as pessoas que estavam no trem para depor, para eles darem a versão deles, e nós a família estaremos acompanhando também” falou, Rossi Pereira da Sousa, dizendo ainda acreditar que a ALCOA não tem culpa. “Culpa diretamente eles não tem, isso eu posso afirmar e a audiência será daqui a dois três dias no máximo”, ressaltou Rossi.
Mineradora – A reportagem do jornal Agora Juruti tentou ouvir o maquinista do trem para saber maiores informações, mas este não tinha autorização da ALCOA para dar entrevista. A assessoria de comunicação da mineradora ficou de enviar uma nota para este jornal, dando esclarecimento ao fato mas até o fechamento desta edição, não havia comunicado.

Reportagem - Sales Martins
Fotos -Manoel Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nanotecnologia riscos para o trabalhador

Data: 16/02/2018 / Fonte: Ministério do Trabalho Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2020 cerca de 20% de todos os produtos manufaturados no mundo serão baseados no uso da nanotecnologia. Se por um lado esse avanço científico trará benefícios à humanidade, como TVs, computadores e celulares cada vez mais modernos, por outro vem deixando pesquisadores da área de saúde e segurança dos trabalhadores em alerta quanto aos riscos dessas novas tecnologias. "Hoje, inclusive, existe um ramo da toxicologia chamado de nanotoxicologia. Esse conhecimento científico tem que chegar aos trabalhadores, porque eles ainda têm pouca informação sobre esses riscos", explica Arline Sydneia Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro, ligada ao Ministério do Trabalho. O uso amplo e diversificado de nanomateriais na indústria dificulta estimativas sobre o número de trabalhadores expostos aos efeitos ambientais e de saúde dessas tecnologias. Ainda há pouco conh...

Operários morrem eletrocutados em obra no Maranhão

Data: 11/02/2011 / Fonte: Jornal Pequeno São Luís/MA - Dois funcionários da empresa Niágara Empreendimentos Ltda. morreram eletrocutados quando trabalhavam em uma obra do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal. O acidente aconteceu na quinta-feira, 10, na construção do Residencial Nova Aurora, em São Luís/MA De acordo com o ajudante de pedreiro Marco Aurélio Araújo da Silva, que testemunhou todo o fato, o pedreiro José de Ribamar Sousa Santos, o "Tutoia", natural da cidade de mesmo nome, estava na laje de uma das casas em construção. Ele recebia, das mãos do próprio Marco Aurélio, uma barra de ferro para ser colocada dentro de uma "canaleta", quando a barra tocou no fio de alta tensão, transmitindo a descarga elétrica para José de Ribamar, causando sua morte instantânea. Ao tentar subir na laje, que estava molhada, para salvar o companheiro, o servente Douglas Jackson Nogueira, conhecido como "Careca", que era morador do Ba...

Acidente em Termolétrica de Polo Petroquímico fere seis

Data: 24/02/2011 / Fonte: Redação Revista Proteção Foto: Divulgação Bahia - Na tarde de quarta-feira, 23, ocorreu uma explosão na Termoelétrica Murici, deixando seis funcionários feridos. A Termoelétrica fica no Polo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador/BA.  De acordo com nota emitida pela empresa, o acidente teria sido provocado por um rompimento na linha de transmissão do sistema de ar, o que gerou um princípio de incêndio que foi rapidamente controlado. Os funcionários foram socorridos por ambulâncias do Polo e levados ao Hospital São Rafael, de Salvador, eles sofreram ferimentos leves e passam bem. Ainda segundo a nota, a termoelétrica teria acionado o plano de emergência como medida de segurança. Após inspeção, a área onde ocorreu o acidente voltou a funcionar. FONTE: http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=Jay5AJjg