Pular para o conteúdo principal

Lavrador é esmagado pelo trem da Alcoa 2011-03-01 13:18

Na noite de ontem, segunda-feira dia 28 de fevereiro, por volta das as 21h o lavrador Vanderlei de Sousa Pereira, conhecido como “Guariba”, 65 anos, foi esmagado pelo trem da mineradora Alcoa, que faz o transporte de bauxita da mina de Juruti.
O acidente ocorreu quando Vanderlei Pereira, morador da comunidade de Ouro Preto estava andando entre os trilhos do trem a 4 km da cidade de Juruti. O trem que possui aproximadamente 40 vagões passou por cima da vítima, arrastando o corpo por cerca de 10 metros, mutilando a perna esquerda, esmagando parte da perna direita e a parte de traz da cabeça, além de fraturas expostas em todo o corpo.
No local do acidente, na comunidade de Piranha, 4 km da cidade, entre uma passarela e a estrada do Piranha, ainda existiam vestígios do acidente, como fragmentos dos ossos, parte do cérebro, manchas de sangue nos trilhos e pele, que demonstravam o tamanho da tragédia ocorrida. Os fragmentos de Vanderlei espalhados no local do acidente já começavam a chamar a atenção dos urubus.
O trem só conseguiu parar cerca de mil metros depois do acidente, o maquinista avisou a empresa que por sua vez acionou o corpo de bombeiros que fizeram o resgate do corpo. O cadáver foi deixado no necrotério da cidade e ficou enrolado em uma espécie de tecido metálico, onde vários funcionários da mineradora se fizeram presentes, além deles, a família de Vanderlei que fizeram o reconhecimento do corpo e a vereadora Dorli que também estava no local e conversava constantemente com Joana Galvão, funcionaria da ALCOA.
Segundo a família da vítima, quando Vanderlei saiu de casa por volta das 16h, para ir até a comunidade de Ouro Preto, estava embriagado, “a hora que ele saiu daqui era quatro horas da tarde, nós chamamos ele, tivemos uma conversa seria com ele, que ele não fosse que estava bêbado, mas ele disse que iria”, afirmou Rubenita Santarém Pereira, 57 anos, irmã da vítima.

De acordo com a família eles vão receber um beneficio da mineradora “Eles estão dando toda assistência e eles falaram também que vão dar um benefício”, falou Rubenita Santarém.
 “As informações que nós temos não é nada esclarecedora, porque a policia ainda vai fazer o inquérito policial, ainda vai chamar as pessoas que estavam no trem para depor, para eles darem a versão deles, e nós a família estaremos acompanhando também” falou, Rossi Pereira da Sousa, dizendo ainda acreditar que a ALCOA não tem culpa. “Culpa diretamente eles não tem, isso eu posso afirmar e a audiência será daqui a dois três dias no máximo”, ressaltou Rossi.
Mineradora – A reportagem do jornal Agora Juruti tentou ouvir o maquinista do trem para saber maiores informações, mas este não tinha autorização da ALCOA para dar entrevista. A assessoria de comunicação da mineradora ficou de enviar uma nota para este jornal, dando esclarecimento ao fato mas até o fechamento desta edição, não havia comunicado.

Reportagem - Sales Martins
Fotos -Manoel Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipamento de Proteção Individual - EPI

EPI´S NÃO EVITAM ACIDENTES ! Quem evita acidentes é você O EPI pode evitar uma lesão ( um ferimento ), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado adequadamente. O não uso do EPI recomendado pela empresa, além de se constituir falta grave ( passível até  de demissão por justa causa ) poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no interior da FÁBRICA, estão presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade física e nossa saúde, obrigamo-nos a usar EPI's o tempo todo, entre os quais destacamos: • Óculos de segurança com lentes de policarbonato com proteções superiores e laterais; • Botina de segurança de couro com solado anti-derrapante em poliuretano; • Capacete de segurança tipo aba frontal com tira absorvente de suor; • Protetor auricular tipo plug de inserção; • Uniforme(de acordo com a nova NR-18 deverá ser tratado como EPI. Os EPI's acima são considerados básicos, de

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é

RO – Justiça do Trabalho terá vara itinerante em obras de usina

Data: 18/03/2011 / Fonte: Agência Brasil Porto Velho/RO - O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará ainda nesta sexta, dia 18 de março, com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista que tenham surgido no local. Desde o dia 15 de março, tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente dia 17 e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho. O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi uma sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada, nesta manhã, pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus, equipado com computadores, servidores e magistrados, deverá chegar ao local nas próximas ho