Pular para o conteúdo principal

Chega de Acidente de Trabalho

“Acidente de trabalho no conceito legal só é caracterizado quando dele decorre uma lesão física, perturbação funcional ou doença levando à morte, perda total ou parcial, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” (Lei 8.213/91 Art.19)

O prevencionismo entende que todo acidente deve ser considerado importante, pois não é possível prever se ele provocará ou não lesões no trabalhador.
Nessa definição o acidente não fica condicionado à lesão física.

Esta conceituação ampla leva ao registro de todos os acidentes de trabalho ocorridos, permitindo a exploração de suas causas e consequencias prevenção.
Os prevencionistas não devem se ater somente ao conceito legal, mas procurar conhecer o acidente de trabalho em toda a sua extensão e principalmente em suas possibilidades de prevenção.
Os acidentes que não causem ferimentos pessoais devem ser considerados, acidentes de trabalho do ponto de vista técnico-prevencionista, visando os danos que possam por eles ser provocado.
Um exemplo seria o caso de uma ferramenta que cai do alto da torre de perfuração numa plataforma de exploração de petróleo. Fica caracterizado o acidente ou incidente sob o enfoque prevencionista, mesmo que ela não atinja ninguém.

Esta é basicamente a definiçao do Near Miss ou Quase Acidente. O near miss é um conceito amplamente aplicado na indústria do petróleo e é muito bem definido pelo International Assotiation of Drilling Contractors.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente em Termolétrica de Polo Petroquímico fere seis

Data: 24/02/2011 / Fonte: Redação Revista Proteção Foto: Divulgação Bahia - Na tarde de quarta-feira, 23, ocorreu uma explosão na Termoelétrica Murici, deixando seis funcionários feridos. A Termoelétrica fica no Polo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador/BA.  De acordo com nota emitida pela empresa, o acidente teria sido provocado por um rompimento na linha de transmissão do sistema de ar, o que gerou um princípio de incêndio que foi rapidamente controlado. Os funcionários foram socorridos por ambulâncias do Polo e levados ao Hospital São Rafael, de Salvador, eles sofreram ferimentos leves e passam bem. Ainda segundo a nota, a termoelétrica teria acionado o plano de emergência como medida de segurança. Após inspeção, a área onde ocorreu o acidente voltou a funcionar. FONTE: http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=Jay5AJjg

Operários morrem eletrocutados em obra no Maranhão

Data: 11/02/2011 / Fonte: Jornal Pequeno São Luís/MA - Dois funcionários da empresa Niágara Empreendimentos Ltda. morreram eletrocutados quando trabalhavam em uma obra do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal. O acidente aconteceu na quinta-feira, 10, na construção do Residencial Nova Aurora, em São Luís/MA De acordo com o ajudante de pedreiro Marco Aurélio Araújo da Silva, que testemunhou todo o fato, o pedreiro José de Ribamar Sousa Santos, o "Tutoia", natural da cidade de mesmo nome, estava na laje de uma das casas em construção. Ele recebia, das mãos do próprio Marco Aurélio, uma barra de ferro para ser colocada dentro de uma "canaleta", quando a barra tocou no fio de alta tensão, transmitindo a descarga elétrica para José de Ribamar, causando sua morte instantânea. Ao tentar subir na laje, que estava molhada, para salvar o companheiro, o servente Douglas Jackson Nogueira, conhecido como "Careca", que era morador do Ba...

Acidentes de trabalho no PIM

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas diz que eles estão ocorrendo em grande quantidade Manaus, 08 de Fevereiro de 2011 Jornal A Crítica O Sindicato dos Metalúrgicos pretende levar denúncias de acidentes de trabalho, demissões por doenças ocupacionais e discriminações trabalhistas hoje aos ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília. A mesma denúncia será protocolada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), de acordo com o presidente do sindicato, Valdemir Santana. Em 15 dias, nove casos de acidentes de trabalho que resultaram em perdas de membros foram levados ao conhecimento do sindicato. Na última sexta-feira (4), um operário da Sodecia, empresa que faz estamparia para o polo de Duas Rodas, perdeu um braço. No mesmo dia, outro funcionário da Ifer perdeu a mão numa máquina de fundição. Na semana passada, segundo Valdemir, um empregado da Samsung teve o dedo decepado durante acidente de trabalho....