Pular para o conteúdo principal

Tecnologias em prol da segurança do trabalho em canteiros de obras


A segurança de profissionais em ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, mas infelizmente por motivos não muito positivos. Segundo os últimos dados divulgados pela Previdência Social e Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior índice de acidentes laborais – cerca de 700 mil por ano – ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. 
Muitas áreas contribuem para essa posição, porém, a Construção Civil merece atenção, já que pesquisas do Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmam que este é o quinto setor com maior incidência de acidentes no país. Geralmente, grande parte dos profissionais que atuam nessa área trabalham em elevadas alturas e operam grandes máquinas, o que faz com que as empresas tenham grande preocupação e invistam constantemente em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), a fim de proteger os trabalhadores de possíveis riscos.
No entanto, existem tecnologias que também podem ser somadas às demais prevenções a fim de auxiliar o registro das informações das pessoas que circulam dentro de uma obra. Um exemplo dessas iniciativas são as soluções de controle de acesso que, além de permitirem o registro de todos aqueles que entram e saem do local, também disponibilizam em tempo real a situação da ficha cadastral de um colaborador. Com essa funcionalidade, a solução pode detectar um funcionário que não esteja com os treinamentos necessários em dia, EPIs válidos/faltantes ou até mesmo irregularidades quanto a exames obrigatórios. A ferramenta possibilita que o responsável seja acionado automaticamente e a situação verificada o quanto antes.
Nos dias de hoje, agilidade tem sido uma característica primordial para o bom funcionamento de qualquer operação. Em questões de controle de segurança, não é diferente. Por isso, o fato dessas tecnologias poderem ser integradas a dispositivos móveis como smartphones, facilita não apenas a organização, como também garante a agilidade de, mesmo à distância, permitir ao escritório responsável por uma obra ter acesso sobre tudo o que está acontecendo em tempo real, incluindo a entrada de colaboradores e fornecedores.
Ao mesmo tempo que existe uma melhor organização, também há a certeza de que a empresa está tomando as devidas providências quanto a segurança de todas as pessoas que circulam no local, visto que há na legislação brasileira a afirmação de que as construtoras são responsáveis por todos os profissionais que atuam em um canteiro de obra.
Assim, a tecnologia é mais uma maneira de auxílio na segurança para a construção civil. Além do mais, não apenas uma forma de cuidar de seus colaboradores, é também uma maneira de motivar e consequentemente aumentar a produtividade em uma obra. Mas é claro, não basta apenas a utilização das soluções de controle de acesso, é preciso um trabalho colaborativo e integrado entre todas as pessoas envolvidas para que a obra seja realmente segura.
Adriana Bombassaro Alexandre é diretora de Produtos da Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e Negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é

NBR de Gestão em SST 18801:2010

A ABNT publicou, em 1º de dezembro de 2010, a norma ABNT NBR 18801:2010 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Requisitos. Segundo o professor Leonídio Francisco Ribeiro Filho, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT, a Norma foi idealizada para ser aplicada pelos diferentes segmentos produtivos: micro, pequena, média e grande empresa e levou também em consideração as diferenças culturais e conhecimentos técnicos relacionadas à SST, como também as dimensões continentais do nosso país. A ABNT/CEE-109 (Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou em 1º de dezembro a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos. A real prevenção de acidentes depende de uma gestão eficaz. Uma empresa que não realiza um planejamento das políticas e programas de SST, é o mesmo que uma companhia sem um departamento administrativo. A Comissão de Estudo f

REFLEXÃO DO DIA - DDS 2019

As dificuldades neste trajeto da vida , me proporciona a dimensão de saber diferenciar pessoas de amigos e colegas , consigo transpor certas situações que antes era incompreensível no dia a dia , devido convívio e experiência de anos com pessoas com pensamentos diferente da minha ideologia de vida , hoje e fácil entre grupos e equipes de trabalho separar e conviver com idéias contrárias as outras , hoje prefiro o compreendimento do quê , ter uma unica opinião própria . DEIXA MINHA DICA DE HOJE , TRABALHE COM A CONSCIÊNCIA DE OUVIR MAIS E IMPOR MENOS ...