Pular para o conteúdo principal

SISTEMAS DE GESTÃO E O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO




Esta atrofia técnica pode ser mais compreendida quando ocorreu a mudança de Supervisor de Segurança no Trabalho para Técnico em Segurança no trabalho e o curso de meses passou a ter uma carga horária muito mais ampla com conteúdo programático mais complexo. Sentiu-se que o mercado de trabalho e a realidade das organizações era totalmente diferente da formação. Claro que para as empresas que por influencia de suas matrizes já tinham modelos de gestão definidos o novo profissional pode ser melhor adequado, no entanto sem as características dos antigos supervisores conhecedores da realidade brasileira – a prevenção mesmo que mais organizada tornou-se mais fraca e o resultado isso foi uma serie de acidentes graves – muito deles fatais – em empresas onde tradicionalmente a prevenção era reconhecidamente eficaz. Faltou e falta diagnostico especifico para a realidade nacional – a bela roupa colorida vinda de fora não protegeu e em ainda em muitos casos não protege nossa gente. Esqueceu-se que embora as máquinas sejam importadas, que os métodos tenham origem lá fora – quem as opera e executa nasce deste chão, cresce nesta realidade e sobrevive neste meio.

Então chegamos a um ponto onde temos de um lado profissionais muito capacitados para um determinado modelo prevencionista e do outro um novo modelo capaz de conduzir nossa área para um novo patamar. Em meio a isso uma serie de pressões vindas dos mais diversos lados para que a transição de modelos seja feita – e em meio a isso alguns especialistas bastante conhecedores de sistemas mas pouco conhecedores da real relação capital x trabalho em nosso pais. Esta equação – pode ser conduzir a muitos resultados.os que temos visto ate agora são mais do que preocupantes porque não tem sido mais do a renovação do modelo de sensação de prevenção.

E tudo seria mais simples e com certeza menos oneroso se a vivência e experiência dos que ao longo dos anos foram os agentes da prevenção fossem ouvidos.

Tudo seria melhor e mais proveitoso se o novo viesse contido dentro da simplicidade e sem a sofisticação que para mais nada serve do que supervalorizar o belo embrulho onde se guarda e apresenta a pratica pura e simples como uma novidade.

O que ocorre e que organizações onde o Sistema de Gestão informal era uma realidade assimilada e conhecida pelos trabalhadores de repente estão jogando no lixo todo CAPITAL PREVENCIONISTA, tudo que ao longo dos anos foi sendo forjado e que se não fosse bom – ora aquele organização há muito temo teria fechado as portas em razão de todos e tantos acidentes e doenças ocorridos.

E como seria diferente se fosse ouvido o profissional de Segurança do Trabalho que ali atua.  Como seria menos oneroso se aliássemos ao conhecimento do chão de fábrica, ao domínio das praticas improvisadas – mas que dão resultados - - o conhecimento da ORGANIZAÇÃO – a possibilidade de saber que aquilo que e feito pode ser melhorado, pode ser trabalhado de forma planejada e mais do que isso – ode ter sua execução mensurada a ponto de permitir que se saiba o quanto podemos melhorar ainda mais.

O quanto seria bom que a grande “novidade” – fosse vista sem deslumbres e antes de mais nada como oportunidade de consagrar o trabalho de toda gente que ate então vem evoluindo na prevenção exeqüível e possível.

O quanto seria bom que com honestidade fosse dito que uma norma de referencia serve antes de mais nada para que comparemos a nossa realidade com um modelo básico de gestão contendo o mínimo de requisitos para uma gestão mais completa e que a adição deste ou daquele modelo fosse uma premio – um horizonte ara a nossa gente ao invés de ser o castigo de mais um mundo de papel que poucos conseguirão ao menos entender para o que servem.

Seria espetacular e de grande valia para todos – que o profissional de segurança no trabalho tivesse acesso ao entendimento dos sistemas de gestão – que antes de qualquer coisa viesse a PRÁTICA e o CONHECIMENTO – e digo entendimento querendo mais do que nunca expressar a necessidade de assimilar um modelo de trabalho e não apenas entender um conjunto de requisitos. Imaginem quão poderosos seriam os sistemas concebidos a partir desta ótica e o quanto as gestões seriam prazerosas.

Longe de mim defender qualquer tipo de corporativismo – ate porque entendo que a consciência profissional vem antes de qualquer coisa e muito mais especialmente quando tratamos com vidas - para mim importa o resultado prevenção. No entanto é preciso que se diga primeiro aos colegas Técnicos em Segurança que eles são capazes sim de migrarem os modelos atuais de gestão adequando-os as normas de referencia – basta que para isso dediquem-se ao estudo da real finalidade destas normas. Uma boa oportunidade de aprendizado esta na área de nossos colegas da qualidade. E preciso dizer a eles que apesar de todo processo de atrofia técnica – mencionada diversas vezes aqui neste mesmo texto –poucos são os profissionais que tem o domínio e conhecimento da realidade prevencionista das organizações e que não se deixem levar por termos complicados e palavras que surgem de pessoas que tentam se por a nossa frente como especialistas em assuntos que dominamos plenamente. Podemos sim alguns de nos não termos ainda a familiariedade com os termos e o sentido de certas ferramentas – mas com certeza elo menos uma vez na vida utilizamos estas mesmas ferramentas para fazer a prevenção acontecer. Podemos não estar familiarizados com certos conceitos que chegam ao chão da fábrica mas se olharmos bem de perto veremos o quanto são coisas de nosso dia a dia.

Diria – e não apenas aos Técnicos em Segurança – mas TODO E QUALQUER PROFISSIONAL brasileiro, que não devemos passar o resto de nossos dias achando que somos capazes de fazer mas que não somos  capazes de gerenciar. Que se sabemos fazer com a cabeça baixa – o que não iremos fazer quando levantarmos a cabeça e olharmos na direção do horizonte das novas possibilidades ?

Um Sistema de Gestão será melhor quanto mais aplicável e assimilável for.

Será mais facilmente implementado e custara menos recursos – quanto mais próximo da pratica for planejado. E tudo isso depende essencialmente de ser desenvolvido por alguém que conheça os processos relativos a ele.

Então fica claro que o papel do Técnico em Segurança do Trabalho é muito maior do que parece dentro deste assunto.

É importante termos consciência desta importância e buscarmos a inserção neste processo, no entanto para que isso ocorra há necessidade de adicionarmos novos conhecimentos e também reavaliarmos parte da visão que temos do assunto. Com certeza isso já possibilitara uma visão mais critica sobre o assunto que será muito útil também ara a organização onde atuamos.

Cosmo Palasio de Moraes Jr.
Técnico de Segurança do Trabalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipamento de Proteção Individual - EPI

EPI´S NÃO EVITAM ACIDENTES ! Quem evita acidentes é você O EPI pode evitar uma lesão ( um ferimento ), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado adequadamente. O não uso do EPI recomendado pela empresa, além de se constituir falta grave ( passível até  de demissão por justa causa ) poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no interior da FÁBRICA, estão presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade física e nossa saúde, obrigamo-nos a usar EPI's o tempo todo, entre os quais destacamos: • Óculos de segurança com lentes de policarbonato com proteções superiores e laterais; • Botina de segurança de couro com solado anti-derrapante em poliuretano; • Capacete de segurança tipo aba frontal com tira absorvente de suor; • Protetor auricular tipo plug de inserção; • Uniforme(de acordo com a nova NR-18 deverá ser tratado como EPI. Os EPI's acima são considerados básicos, de

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é

RO – Justiça do Trabalho terá vara itinerante em obras de usina

Data: 18/03/2011 / Fonte: Agência Brasil Porto Velho/RO - O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará ainda nesta sexta, dia 18 de março, com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista que tenham surgido no local. Desde o dia 15 de março, tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente dia 17 e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho. O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi uma sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada, nesta manhã, pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus, equipado com computadores, servidores e magistrados, deverá chegar ao local nas próximas ho