Pular para o conteúdo principal

Engenheiro conta sobre sua participação na construção da cultura da prevenção brasileira

Entrevista concedida à jornalista Cristiane Reimberg
Muitos o chamam apenas de professor. Assim é conhecido Leonídio Ribeiro Filho, que iniciou na Engenharia de Segurança antes mesmo de ela existir com esse nome. Foi discípulo de outro professor, o engenheiro Silas Fonseca Redondo, uma das referências que o levaram para o caminho prevencionista.

Em 1967, quando entrou para a área, o cargo recebido foi de engenheiro de Prevenção de Acidente. Já nos anos 70, começou a dar aula na FEI, onde havia se formado. Ainda hoje leciona no curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança da UNIP. Também ganhou experiência profissional atuando em empresas de energia elétrica e na Antarctica, na qual foi o responsável pela construção do SESMT nos anos 70 e 80. Também atuou na esfera pública, com passagens pela Fundacentro e como auditor fiscal, função que exerceu de 1985 a 2010.

O professor também foi sujeito ativo em vários momentos importantes da Segurança e Saúde no Trabalho no Brasil. Formou programas e lecionou nos cursos emergenciais de Segurança do Trabalho nos anos 70. Treinou auditores fiscais de todo o Brasil com o médico do Trabalho Diogo Pupo Nogueira. Foi uma das vozes que ajudaram na construção das Normas Regulamentadoras.

Também teve conquistas internacionais como ser o primeiro bolsista Mapfre na Espanha na década de 80. Participou ainda da criação ou gestão de várias entidades prevencionistas como a Abraphiset, a ABPA e a Obesst. Sem dúvida, não faltam histórias para contar nesses 45 anos de estrada, muitas delas reveladas durante esta entrevista.

Revista Proteção: Como surgiu seu interesse pela engenharia de segurança?

Leonídio Ribeiro Filho: Quando eu comecei, em 1967, falava-se de certo mo­do de Segurança e Medicina do Trabalho, mas a Engenharia de Segurança do Trabalho não existia. Na minha época de estudante de Engenharia na Faculdade de Engenharia In­dus­trial, uma das coisas que eu fazia era a composição de textos em uma gráfica. Uma das publicações que me chamava a a­tenção era a revista Prezado Companheiro, da Companhia Paulista de Força e Luz, que já na década de 60, por estar ligada a empresas americanas de energia elétrica, tinha uma filosofia de prevenção de acidentes. Na Prezado Companheiro, havia diversos artigos sobre prevenção de acidentes, naturalmente mais da área de energia elétrica. Outra publicação era a revista da Editora LTR com vários artigos sobre assuntos legais e também Segurança e Medicina do Trabalho. Eu já me preocupava com o trabalho daquelas pessoas que executavam várias funções dentro dessa tipografia.

Concomi­tan­te­mente me impressiona­vam os acidentes nas rodovias, pois eu atua­va como vendedor de lonas de freio para uma fábrica de Santos e tinha contato com motoristas de caminhões. Também me motivou a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, que era dada em São Paulo somente na FEI. Desde a época da sua fundação, em 1956, a FEI acreditava que o en­genheiro não poderia sair de uma escola de Engenharia sem pelo menos conhecer os fundamentos de prevenção de acidentes do trabalho porque, qualquer que fosse a modalidade em que ele fosse atuar, estaria sempre presente, de algum modo, a necessidade de se fazer prevenção.

Lá tínhamos o grande professor Silas Fonseca ­Redondo. Se naquela época a gente podia chamar alguém de engenheiro de Segurança do Trabalho, era ele, que fazia um quarteto com outros três médicos: o professor Bernardo Be­drikow, que atuava na Subdivisão de Hi­gie­ne e Segurança do Sesi; o professor Diogo Pupo Nogueira da Faculdade de Saúde Pública e também chefe da Medicina do Trabalho das Linhas Correntes, e o professor Oswaldo Paulino, que era da Petrobras. Outro grande idealista foi Joaquim Augusto Junqueira, que era superintendente da ABPA e também atuava na General Motors, como chefe responsável pela área de Medicina do ­Trabalho.

Leia a entrevista completa na edição de março da Revista Proteção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipamento de Proteção Individual - EPI

EPI´S NÃO EVITAM ACIDENTES ! Quem evita acidentes é você O EPI pode evitar uma lesão ( um ferimento ), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado adequadamente. O não uso do EPI recomendado pela empresa, além de se constituir falta grave ( passível até  de demissão por justa causa ) poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no interior da FÁBRICA, estão presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade física e nossa saúde, obrigamo-nos a usar EPI's o tempo todo, entre os quais destacamos: • Óculos de segurança com lentes de policarbonato com proteções superiores e laterais; • Botina de segurança de couro com solado anti-derrapante em poliuretano; • Capacete de segurança tipo aba frontal com tira absorvente de suor; • Protetor auricular tipo plug de inserção; • Uniforme(de acordo com a nova NR-18 deverá ser tratado como EPI. Os EPI's acima são considerados básicos, de

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é

RO – Justiça do Trabalho terá vara itinerante em obras de usina

Data: 18/03/2011 / Fonte: Agência Brasil Porto Velho/RO - O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará ainda nesta sexta, dia 18 de março, com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista que tenham surgido no local. Desde o dia 15 de março, tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente dia 17 e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho. O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi uma sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada, nesta manhã, pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus, equipado com computadores, servidores e magistrados, deverá chegar ao local nas próximas ho