Pular para o conteúdo principal

Empreiteiras impõem risco em obras de hidrelétrica no MT

Colíder/MT - Os operários contratados para trabalharem nas obras de implantação da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Norte de Mato Grosso, estão sendo submetidos pelas empreiteiras J Malucelli e CR Almeida, que formam um consórcio, a riscos de vida. É o que mostra um relatório elaborado pelo Ministério Público do Trabalho, que realizou inspeção no canteiro do empreendimento no Rio Teles Pires. A hidrelétrica terá um aporte de investimentos na ordem de R$ 1,26 bilhão.

No local, diversas irregularidades foram detectadas, como falta de equipamentos de proteção coletivo, insuficiência do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO, inadequação parcial dos alojamentos, de banheiros e refeitórios.

O procurador  Jefferson Rodrigues, do MPT, ainda ouviu dos trabalhadores a reclamação quanto ao precário fornecimento de água nas frentes de trabalho e da falta de higiene dos banheiros.

Além dessas irregularidades, outro fato chamou a atenção do Ministério Público foi a  operação de dois guindastes recém-instalados no futuro vertedouro da usina e que não dispunham de uma série de documentos obrigatórios e que garantiriam, minimamente, a segurança na operação nos termos que determina a Norma Regulamentar nº18, do Ministério do Trabalho e Emprego.

"A questão não é de ausência de documentos, mas sim de inexistência. O resultado é o trabalho divorciado de um plano de segurança nas operação do guindastes (Plano de Cargas), de forma que os equipamentos vêm operando em áreas de vivência, próximo aos banheiros dos empregados e, enfim, expondo a risco grave e iminente a acidentes os trabalhadores que laboram no chamado vertedouro", explicou o procurador.

De acordo com a assessoria do MPT, o procurador relatou ainda que  não há, segundo admitem os próprios engenheiros da empresa, atestado de aterramento elétrico das gruas. "Isso significa que nada assegura que se um raio atingir um dos guindastes, principalmente nesta época de chuvas, os quatrocentos trabalhadores que laboram no vertedouro com ferragens, estariam a salvos", explicou o procurador.

O objetivo do MPT é "garantir a integridade física, a vida e, enfim, a segurança dos mais de mil trabalhadores que concorrem com a sua força de trabalho para o deslinde do empreendimento" - disse.

O MPT ajuizou uma ação para paralisar a obra até que as irregularidades sejam devidamente sanadas. Segundo o procurador, a ação ajuizada com pedido de liminar é apenas uma medida emergencial, dada a gravidade do fato. É aguardada ainda a  conclusão, mais completa, quanto ao laudo pericial, para a análise quanto as demais medidas a serem tomadas.
 Data: 20/03/2012 / Fonte: 24horas news

Postagens mais visitadas deste blog

Equipamento de Proteção Individual - EPI

EPI´S NÃO EVITAM ACIDENTES ! Quem evita acidentes é você O EPI pode evitar uma lesão ( um ferimento ), ou amenizar a gravidade da lesão se for utilizado adequadamente. O não uso do EPI recomendado pela empresa, além de se constituir falta grave ( passível até  de demissão por justa causa ) poderá ser o principal motivo do surgimento de uma lesão. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no interior da FÁBRICA, estão presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade física e nossa saúde, obrigamo-nos a usar EPI's o tempo todo, entre os quais destacamos: • Óculos de segurança com lentes de policarbonato com proteções superiores e laterais; • Botina de segurança de couro com solado anti-derrapante em poliuretano; • Capacete de segurança tipo aba frontal com tira absorvente de suor; • Protetor auricular tipo plug de inserção; • Uniforme(de acordo com a nova NR-18 deverá ser tratado como EPI. Os EPI's acima são considerados básicos, de

NBR de Gestão em SST 18801:2010

A ABNT publicou, em 1º de dezembro de 2010, a norma ABNT NBR 18801:2010 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Requisitos. Segundo o professor Leonídio Francisco Ribeiro Filho, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT, a Norma foi idealizada para ser aplicada pelos diferentes segmentos produtivos: micro, pequena, média e grande empresa e levou também em consideração as diferenças culturais e conhecimentos técnicos relacionadas à SST, como também as dimensões continentais do nosso país. A ABNT/CEE-109 (Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou em 1º de dezembro a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos. A real prevenção de acidentes depende de uma gestão eficaz. Uma empresa que não realiza um planejamento das políticas e programas de SST, é o mesmo que uma companhia sem um departamento administrativo. A Comissão de Estudo f

Mudanças digitais na evolução da segurança do trabalho

  É fato: as inovações tecnológicas estão transformando não só o cotidiano das pessoas, mas também as profissões e em   Saúde e Segurança do Trabalho   isso não é diferente. Inteligência Artificial, uso de   drones , sistemas integrados de informações e até mesmo simuladores em treinamentos para evitar acidentes laborais são apenas uma amostra da transformação digital que dispositivos e softwares podem proporcionar. Em artigo de Antonino Germano, médico do trabalho e gerente de SST do  SESI-RS , os colaboradores  devem ter as habilidades para operarem e terem conhecimento de várias tecnologias. Na outra ponta, ao pensar nos acidentes de trabalho típicos e nas doenças profissionais conhecidas atualmente, se bem aplicadas, essas novas tecnologias podem tornar as tarefas mais ágeis e, consequentemente, melhorar a saúde e produtividade. “Hoje, as duas primeiras causas de afastamento do trabalho na indústria são as externas (traumas) e as doenças osteomusculares (tendinites). Isso também é